Apelido:

Senha:


Esqueci minha senha







Liduina de Sousa






Dissertação de Mestrado Em Ciências da Educação Defendida na LusófonaO Silêncio


Dissertação de Mestrado
Em Ciências da Educação
Defendida na Lusófona
 
Pela inquietude minha
Resolvi investigar
Em resposta à afronta
Do insucesso escolar
Até onde a Formação
Continuada em ação
Poderia impactar?
 
E escolhi como tema
Formação Continuada
Restringida a Professores
Para ser mais adequada
Desenvolvi a pesquisa
Embora ainda concisa
Tem a forma acentuada
 
A minha Dissertação
Está feita em quatro partes
A primeira é o histórico
Distribuído em encartes
Formação Continuada
Docente e realizada
Para ter os seus descartes
 
De um resgate histórico
Concepções de mudança
Avanços e retrocessos
Dentro de perseverança
Desafio e obstáculo
Gerando seu sustentáculo
Para ter mais confiança
 
A segunda parte aborda
Dentro da Dissertação
Problemática de partida
Objetivando ação
Tornando esta pesquisa
Texto que se realiza
Com aval da redação
 
E vem a terceira parte
Com a análise de dados
Técnica e procedimento
Resultados tabulados
Das vozes dos professores
Que mostraram seus valores
Quando foram convidados
 
Última parte da Pesquisa
É a quarta abordada
Atividade exercida
E a função contratada
Fazendo a consonância
Dentro da sua importância
Formação Continuada
 
Avalia a qualidade
Dos cursos de formação
Vê proposta pedagógica
Busca realização
Horário dos professores
Confronto de indicadores
 Em busca de solução
 
Nível de aprendizagem
Alunos do ensino médio
E melhoria da prática
Pedagógica e intermédio
São as considerações
Que se valem das ações
Mesmo não sendo remédio
 
Formação Continuada
Com a qualificação
Vista para o Professor
A busca de solução
Do insucesso escolar
Para assim impactar
O processo da ação
 
O estudo registrou
Pesquisa qualitativa
Com intuito de abordar
A minha iniciativa
Que era investigar
Desde que fui planejar
Toda a real pesquisa
 
Qualificar professor,
É capaz de resolver?
Impacta a prática docente
Amplia mais o saber?
Ou será que a Formação
Continuada em ação
Resulta apenas fazer?
 
Com essas inquietações
Busquei fazer a divisa
Comecei selecionando
Uma amostra bem concisa
Dentro do ensino médio
Trabalhei por intermédio
Três escolas, na pesquisa
 
Elaborei as perguntas
Fiz os dados promissores
Com questões bem pertinentes
Simples, mas com seus valores
E a um grupo de trinta
Da maneira mais distinta
Perguntei aos Professores
 
Foram várias as perguntas
Que eu assim lhes fazia
O professor bem solícito
Educado, respondia
Para que depois então
Fizesse a condensação
Das respostas que trazia
 
E pela pesquisa feita
As “vozes” foram assim
Provocaram oscilação
Pelo “NÃO” e pelo “SIM”
Sem contar que o “Talvez”
Também teve a sua vez
Respondido para mim
 
E o mais interessante
É que 100%, então,
Participaram do PACTO
“Uma grande Formação”
E na voz reflexiva
Para uma ação ativa
Não houve sequer um “Não”
 
Parece que a Formação
Continuada docente
Seja ela no passado
Ou em estágio presente
Responde que ainda existe
Problemática que persiste
Na prática de muita gente
 
Se a prática pedagógica
Buscar a resolução
Certamente contribui
Com a nossa educação
Mas sem a prática docente
E um fazer consciente
Talvez não melhore não
 
Teóricos e Professores
Deixaram reflexão
Dentro da minha pesquisa
Seja com o “sim” ou “não”
E tudo que atribui
Certamente contribui
Com a minha inquietação
 
Porém ficou em aberto
Essa contribuição
Para que outros ampliem
Com sua pontuação
Aprofundando o estudo
E dando o melhor de tudo
Postergando a conclusão
 
Ficam para as três Escolas
Algumas das sugestões
Que resolvam trabalhar
Em busca de soluções
Que tal conjecturar
E tão bem se planejar
Para mais aprovações
 
Rever metodologia
E realizar encontros
Ministrar o dinamismo
Sem ceder a desencontros
E colocar mais em prática
O aprendiz da didática
Adquirido em encontros
 
Adotar uma postura
Para se questionar
Daquilo que faz na sala
E se autoavaliar
Fazendo sua constância
Já que a primeira instância
Parte de um planejar
 
Agradeço às Doutoras
Isabel e a Marisa
Pelas orientações
De forma muito precisa
Foi com seus ensinamentos
Que fiz o procedimento
Na costura da pesquisa
 
Na data do dia vinte
Novembro, de dezenove
Fui à banca da defesa
Algo que assim comove
Na Lusófona, defendi
Foi lá que muito aprendi
Em dois mil e dezenove
 
Fiquei bastante contente
E agradeço aos doutores
Dr. Oscar, Presidente
Na banca dos Professores
E a doutora Isabel
Que tão bem fez seu papel
Dentro de grandes valores
 
Grande contribuição
Foi a Ana Benavente
Que assim me arguiu
De forma muito decente
Com ela muito aprendi
No instante que cedi
Para a minha arguente.
 
(Liduina de Sousa)

 



Tempo de carregamento:0,05