Apelido:

Senha:


Esqueci minha senha







Edinaldo Garcia






O Que é Estar Alfabetizado

Breve texto:  

     



 
      Decodificar, entender os símbolos e usá-los para se comunicar. Com estas competências, podemos dizer que o indivíduo está alfabetizado?  Talvez. O conceito de alfabetização vem mudando muito nas últimas décadas. Nos anos 1940, o censo considerava uma pessoa alfabetizada pelo simples fato de ela poder assinar o próprio nome. Mas este conceito se tornou ultrapassado e evoluiu com o passar dos anos. Hoje, criaram-se dimensões ainda maiores.                                   
      Alfabetizar, segundo o dicionário, é: Ensinar a ler e a escrever, dar instrução primária.   
      Para alguns teóricos, essa definição, mesmo estando no dicionário, é muito limitada, pois, alfabetizar é muito mais do que simplesmente ensinar a decifrar as letras, significa mostrar que alguns símbolos juntos formam outro símbolo que simboliza um objeto – não necessariamente físico.
      Estar alfabetizado é saber ler e escrever, é “brincar” com as letras, formar palavras, frases, textos; transmitir ideias e sentimentos. E além de tudo, exige habilidade apurada da coordenação motora fina. “Ninguém escreve se não escrever”. (Paulo Freire, 1993, p 267).
        Outra concepção do ato de ler e escrever está diretamente relacionada à capacidade de interpretação, não somente de textos escritos, pode ser uma imagem, um símbolo, um desenho etc.
 
Referências Bibliográficas:
 
SOARES, Magda. O Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Minas Gerais, Revista Brasileira de Educação. 2004.
Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf>Acessado em: 27/08/2011
 
FREIRE, Paulo. Carta aos Professores. São Paulo. Disponível em:
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142001000200013>Acessado em: 27/08/2011
 
FERREIRA, Aurélio B de Holanda. Mini Dicionário da Língua Portuguesa. 4, ed. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 2000. 30 p.   


Tempo de carregamento:0,03