Apelido:

Senha:


Esqueci minha senha







Silvio Luiz Titato






As pedras no caminho

   “no meio do caminho tinha uma pedra...”
   Quantas vezes nos vemos em determinadas situações em que há mais pedras do que caminho? Pedras essas que machucam nossos pés, pedras afiadas da dúvida, da incompreensão, do medo, das decepções. Muitos falam que usam dessas pedras para se construir um castelo, penso que se constrói um alicerce com elas.
   Todas as pedras encontradas ajudam a construir o que somos. Não tenho dúvida de que é no sofrer que aprendemos algo. Quando está tudo bem, simplesmente, não pensamos, não temos dúvidas, não queremos mudar nada. Mas encontremos uma pedra. Aí sim faremos algo, arregaçaremos as mangas e partiremos até encaixar essa pedra no alicerce de nossas vidas, que, aliás, sempre estará em construção.
   O pior que pedras no caminho são os abismos. Quando há abismos não tem como continuar. É queda certa! Mas vamos falar da pedra.
   Observo as pessoas que quando encontram uma pedra, param por ali mesmo, outras sentam na pedra, outras tentam empurrar a pedra, outras reclamam da pedra. E tem aquelas que fazem da pedra a motivação para continuarem tentando, passam por cima dela e almejam outros rumos para suas vidas. Prefiro essas últimas.
   Há quem sempre tem uma na mão para atirar. Deve ser as pessoas que encontraram muitas pedras e nunca souberam lidar com elas; guardaram todas.  Essas pessoas só terão a oferecer o que possuem: pedras. 
   Para o bem ou para o mal, a pedra nos faz estar precavidos. E o que seria da vida sem os obstáculos, sem as pedras?  Seria entrar numa faculdade pública sem o vestibular, sem passar horas a fio estudando; sem preparo.
    Creio que o que foi mais dificultoso para se alcançar, será mais valorizado. Damos mais valor ao que fora conquistado com suor. Portanto, aprendamos com nossas pedras, que com a idade descobriremos que o que fora doloroso um dia, pode ter se tornado uma pedra preciosa, pois ajudou a construir tesouros nesse grande desafio chamado vida.
  

Tempo de carregamento:0,07