Edinaldo Garcia






O Objetivo da Educação Infantil




Em primeiro lugar devemos ressaltar que o objetivo da educação infantil, diferentemente do que se pensa, não é preparar a criança para a alfabetização. A principal meta deste estágio de educação é proporcionar o desenvolvimento integral (físico, psicológico, intelectual, afetivo e social) da criança.
        Nesse contexto, devemos destacar a importância da figura do professor polivalente. O profissional da educação, sobretudo infantil, deve ser extremamente criativo, perseverante e atualizado, para que possa proporcionar tal desenvolvimento em meio a uma época de mudanças sociais e principalmente tecnológicas. Faz-se necessário a formação continuada deste profissional a fim de que a educação não se estagne em determinado período.
        A criatividade do professor é muito importante, o que proporciona uma rotina flexível. Desenvolvendo disciplinarmente a criança e a preparando para o futuro, mas vivendo o presente.   
        Outro ponto importantíssimo do Projeto Pedagógico diz respeito às brincadeiras, que é uma ordem do MEC. A brincadeira é a grande ferramenta da educação infantil, é por meio dela que, quase, todos os objetivos já citados são alcançados, com base em metodologias especificas e avaliações feitas diariamente.  
       

CopyRight © Cepedê Sistemas & WebSites - Comércio eletrônico.