Edinaldo Garcia






Sobre Estratégias de Leituras

       


          Usamos estratégias de leitura o tempo todo, em muitos casos de forma inconsciente, como, por exemplo, antes de começarmos a ler um livro, lemos primeiro o título, o resumo, as orelhas, a contra capa, enfim, fazemos o máximo possível de pré-leituras a fim de conhecer o conteúdo da obra a ser lida; quando vemos um outdoor, automaticamente identificamos que ali possui um anúncio publicitário, se darmos o exemplo de que este anúncio se trata de uma propaganda de um produto emagrecedor ou um xampu, procuramos de imediato a foto da modelo apresentada e fazemos as comparações, se tiver, do antes e depois, mesmo que muitas vezes não acreditamos no poderes “milagrosos” apresentados, mas fazemos essa comparação instintivamente de forma natural e espontânea.
    As estratégias de leitura são fundamentais para compreendermos melhor o texto, extrair o máximo de informações possíveis e melhor aproveitar seu conteúdo. As estratégias de leitura envolvem três momentos: antes, durante e após a leitura. O antes compreende a pré-leitura, é quando analisamos todos os aspectos possíveis do texto antes de começar a leitura, fazendo predições usando conhecimento de mundo, analisando a estrutura física e global, isto é, título, tópicos, figuras etc. Durante a leitura, fazemos uma ralação das informações relevantes, sintetizando, na maioria das vezes mentalmente, as informações que achamos importante e fazendo comparação com a pré-leitura. Após a leitura é feita uma análise sobre a importância dos conteúdos adquiridos, sobre a mensagem passada pelo texto, seleciona-se, também, os aspectos mais importantes, fazendo, muitas das vezes uma releitura dos pontos mais importantes.
         Outro ponto importantíssimo que envolve a análise global do texto é o conhecimento mundano do leitor, o conhecimento linguístico como as figuras de linguagem e os gêneros textuais, por exemplo.
       É importante que o leitor faça perguntas e busque durante a leitura respostas a essas perguntas, que análise criticamente, posicionando-se a favor ou contra as informações do autor.        
 
Alunos Online. Estratégias de leitura. Disponível em: <http://www.alunosonline.com.br/portugues/estrategias-de-leitura.html>. Acessado em: 21/1/2011.

CopyRight © Cepedê Sistemas & WebSites - Comércio eletrônico.