Apelido:

Senha:


Esqueci minha senha







EDSON DIAS






O PECADO DO PESSIMISMO

Introdução
Como veremos, o pessimismo é uma das marcas da sociedade humana. Muitas pessoas, vivendo a margem da confiança em Deus, se entregam ao desanimo e acreditam que estão fadadas ao fracasso e a tragédia.Praticam a autocomiseração, sentindo pena de si mesmas, porque acham que só com elas acontecem as coisas.
Pessimismo é pecado; por isso, deve ser combatido à luz da Palavra de Deus. Vamos ao estudo!
 
I) Definição
O que é pessimismo?
É uma disposição para enxergar apenas o lado negativo das coisas. É imaginar que as coisas sempre terminarão mal, que nada melhora nessa vida, que tudo está fadado a tragédia. É assumir uma visão tristonha da existência humana. Em resumo, seria acreditar que o mal sempre predominará sobre o bem.

 II) O Pessimismo no Meio do Povo de Deus – Números 13 e 14
Moisés, obedecendo a voz do Senhor, escolheu doze príncipes dos filhos de Israel, que eram cabeças do povo, para a difícil missão de entrar em território inimigo e espionar tudo – 13.17-20
 

  • Após quarenta dias, dez homens dos doze enviados trouxeram um relatório pessimista da situação – 13.25-33
  • Aqueles pessimistas contaminaram todo o povo de Israel, que passou a reclamar de Deus e a desconfiar de Moises – 14.1-4
III) Consequencias do Pessimismo
Aqueles dez espias conseguiram contaminar o arraial de Israel com o seu pessimismo. O pecado da desconfiança se alastrou. O medo ocupou o lugar das promessas de Deus.
Consequências disso:
  1. Produziu neles um senso de fraqueza –  Nm 13.31
  2. Eles duvidaram do poder de Deus e só exergaram os obstáculos. Tiraram os olhos de Deus e miraram apenas as dificuldades.
  3. Naquele momento deveriam focar apenas e tão somente as promessas do Senhor com respeito aquela terra.
 Complexo de inferioridade – Nm 13.31 (porque é mais forte do que nós”).
  1. Diz o Reverendo Hernandes: “As cidades eram grandes, mas Deus é maior. As muralhas eram altas, mas Deus é o Altíssimo. Os gigantes eram fortes, mas Deus é o Todopoderoso”.
  2. Sentimento igual tiveram os soldados do rei Saul na presença do gigante Golias
                  
  1. Induziu o povo ao desespero – Nm 14.1
Só viram as suas impossibilidades; aos olhos deles não havia saída. Não exergaram a luz no fim do túnel. Para eles não havia solução. Assim, se entregaram ao choro do desespero.
  1. Induziu o povo a murmuração  e a ingratidão – 14.2-3
Na hora da dificuldade, ao invés do povo clamar pelo nome do Senhor resolveram reclamar dEle. Acusaram a Deus. Murmuraram contra Ele.
O povo esqueceu-se das bênçãos de Deus, das vitórias conquistadas, dos livramentos recebidos.
 
  1. Induziu o povo a apostasia – 14.4
O povo sentiu saudades do Egito. Desejou abandonar os caminhos da graça para voltar as garras de Faraó. Deu as costas para as promessas de Deus e quis seguir o seu próprio caminho.
 
IV) Pessimismo X Otimismo
Uma mulher pessimista: A mulher de Jó – Jó 2.9
Uma mulher otimista: Ana – I Samuel 1.6,8,13
 
Um homem pessimista: Jonas  => Não quis pregar em Nínive porque não acreditava na conversão de ninguém (Ver livro de Naum)
  • Depois que Deus realizou um grande milagre em Nínive, ele pediu a morte para si – Jonas 4.4
Um homem otimista:

Neemias => Ninguém acreditava na reconstrução dos muros de Jerusalém, mas ele iniciou a obra e foi até o fim.
 
V) Lute Contra o Pessimismo.   
O grande inventor Thomas Edison disse: "Não chame isto de fracasso. Chame-o de aprendizagem.
  • Certa vez, a professora de Thomas Edison disse a sua mãe que ele seria incapaz de aprender. Mas, ao invés de desistir do filho, ela investiu nele.
Lembre-se do mal causado pela visão pessimista. Ele drena a alegria de viver. Ele nos leva para longe de Deus. Ele nos torna um Jonas, desanimado, desobediente e desesperado.
Se a tendência pessimista tem dominado você, convertendo-se numa porta aberta para o desamparo e a depressão, procure ajuda de quem pode ajudar: Deus, através da Sua Palavra.
  • A Palavra de Deus oferece esperança, fortalece o espírito e revigora as forças – Pv 16.3
Deus jamais nos desampara. Nosso sofrimento pode durar uma noite, mas o sorriso vem pela manhã - Salmo 30.5
 
 Calebe enxergou de modo diferente toda aquela situação. Não se preocupou em corresponder às expectativas humanas, mas em corresponder a Deus. Demonstrou confiança no Senhor, a despeito de todas as circunstancias adversas.
Por isso, o próprio Deus o mencionou como tendo um espírito diferente -  Nm 14.24
  • É o Espírito de Deus que nos impulsiona a não temer gigantes, a querer lutar, a seguir em frente confiantes na vitória, a ter certeza de que quando Ele promete, cumpre - 1 Ts 5.24
 
CONCLUINDO
 
Há muita gente contaminada com o vírus do pessimismo, vivendo debaixo de um complexo de inferioridade. Há muita gente esmorecida com a vida, se entregando ao fracasso, sem encontrar forças para lutar. Esse é o resultado de uma vida longe de Deus e de suas promessas. Essa, por sua vez, não pode ser a nossa situação. Fomos amados e eleitos antes da fundação do mundo. Jesus Cristo morreu pelos nossos pecados, garantindo definitivamente a nossa salvação. Somos os herdeiros da promessa e o Espírito Santo habita em nós.
 
  • Aquele que consegue, através da fé, depositar toda sua confiança em Deus se torna inabalável – Sl 125.1
     

Tempo de carregamento:0,02