Bianca Falci






“ELE FEZ DE SUAS VIDAS ALGO EXTRAORDINÁRIO” .ANÁLISE DO FILME SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS

É o primeiro dia do ano letivo. O professor John Keating entra na sala de aula assobiando, despertando nos alunos olhares de espanto e expectativa. Keating encaminha-se para uma outra porta de saída para o corredor, e chama os alunos para que os acompanhasse. O destino de chegada dos alunos foi uma sala cheia de troféus e fotografias de alunos que ali algum dia estudaram. O professor totalmente cheio de inspiração pelo trabalho, pede para que os alunos ficassem em silêncio e reparassem nos rostos daquelas fotografias.
         O que aconteceu com eles? Para onde foram? O que fizeram de suas vidas? Suas vidas valeram à pena?Perguntas como estas foram feitas para aqueles alunos. Muitos desses ainda se perguntavam o que estavam fazendo ali, pois afinal, era para que eles estivessem estudando Literatura Inglesa.
         O professor Keating conseguiu o que queria: lançar a dúvida nas mentes daqueles jovens alunos, e assim, começou seu relacionamento com eles, tentando demovê-los de sua passividade, provocando-os a uma reflexão sobre a vida. Será que estamos fazendo valer nossa existência? Então, o “Carpe Diem”, ou seja, “aproveitem o dia”, passou a ser como uma regra que teria que ser seguida rigorosamente.
         Uma teoria bastante significativa que o professor Keating elaborou trazia como evidência a essência da vida. Para fazer com que a nossa existência tenha valor, precisamos viver com intensidade cada dia que nos é dado, cada momento concedido, cada experiência na qual temos acesso.
         Precisamos criar novos pensadores, pessoas livres para viver, aprender e decidir o que querem de suas vidas. A autonomia de escolha é muito importante e nos faz mais fortes e valentes, e assim, ficamos mais impulsivos, felizes, com prazer em ver e viver a vida. Com isso, o nosso próprio caráter é formado, e faz de nós pessoas independentes.
         Foi exatamente isso que aconteceu na escola Tradicional e Conservadora, onde Keating lecionou. A lição foi implantada, e os alunos conheceram, de fato, a “Essência da vida”.
 
 

CopyRight © Cepedê Sistemas & WebSites - Comércio eletrônico.