José Ailton Santos




Biografia

José Ailton Santos, nascido no dia 25 de janeiro de 1967, na cidade de Itaporanga d’Ajuda, no Estado de Sergipe.

Minha capacidade de criar histórias surgiu ainda na fase escolar, quando minha professora de português pediu que os alunos fizessem uma redação sobre as férias.

A redação deveria ser um pouco diferente do convencional, ou seja, os alunos deveriam criar uma história, em vez de somente discorrer sobre o que fizeram durante o recesso escolar. O texto teria que conter introdução, desenvolvimento e fim. Ela pediu ainda que fizéssemos o possível para darmos um final surpreendente à história.

Escrevi o texto conforme suas recomendações e, por conta disso, ele foi escolhido como a melhor redação da classe. Isso me garantiu o prazer de ter minha criação lida, em voz alta, por um colega de sala, para todos os outros alunos.

Este acontecimento foi muito gratificante e mudou a minha vida, pois descobri um dom que eu nem fazia ideia que possuía. A partir dali, muitas outras histórias foram criadas.

Muitas vezes nos pedem para fazermos algo, e desistimos mesmo antes de tentar, isso porque fazemos um julgamento prévio de que aquilo que nos pediram em nada nos ajudará, ou simplesmente por acharmos muito complicado.

Com este pensamento, criamos nossas próprias barreiras e obstáculos, o que não nos permite enxergarmos que o simples ato de tentar pode mudar nossa vida ou o nosso modo de pensar e de agir. Eu, por exemplo, naquela ocasião, poderia ter feito o que muitos alunos fizeram: não tentaram e escreveram sua redação de qualquer jeito. E foi a partir desse modo de ver o mundo que eu iniciei minha jornada literária.





CopyRight © Cepedê Sistemas & WebSites - Comércio eletrônico.